Cidades americanas investem em sistemas de bondes

Linha DART em Dallas

Linha DART em Dallas – Photo: Brad Loper

Phoenix, no Arizona, acaba de criar uma taxa para financiar a construção de novas linhas de bonde (também conhecido como VLT, veículo leve sobre trilhos). Em Houston, no Texas o atual sistema de bondes é dos mais utilizados nos EUA. No mesmo estado, Dallas possui o maior sistema de bondes dos EUA. Em Denver, no Colorado, está em construção uma novo sistema de bondes, além da reforma de sua velha estação de trens.

Os bondes começam a ganhar a preferência das cidades americanas, e ocupam o espaço antes reservado aos ônibus. Apesar de mais caro, especialmente em relação à sua instalação, os bondes são mais rápidos, transportam mais passageiros e ocupam menos espaço.

Este processo ainda não alterou o nível de utilização de automóveis nestas cidades.Porém a demanda por habitações em suas áreas centrais é crescente. O desenho do espaço público destas cidades começa a ser repensado.

Leia a reportagem do Houston Chronicle aqui.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Galeria | Esse post foi publicado em Formação da Cidade Contemporânea e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s