Cidade do México: menos velocidade, mais vidas

Calles Completas México

Calles Completas México. Fonte: http://mexico.itdp.org

O trânsito mata cerca de 15 mil pessoas todo o ano no México, o que o coloca como o sétimo com maior número de mortos no trânsito em todo o mundo.  Os custos para tratar das consequências destas mortes e lesões alcançam mais de 3% do PIB mexicano. Estatísticas apontam que 80% destas ocorrências são causadas por imprudência dos motoristas, em especial o excesso de velocidade. Cerca de 10% destas mortes ocorrem na capital do país.

No dia 8 de outubro de 2015 a cidade publicou a sua versão do Plano Visión Cero. Ele segue a premissa de outros planos já adotados como os de Nova York, São Francisco e Estocolmo, onde a ideia surgiu: mortes no trânsito são inaceitáveis. Assim o plano prevê as seguintes ações:

. redução do limite de velocidade de 70 km/h para 50 km/h

. obrigatoriedade do uso do cinto de segurança

. aumento do valor das multas por excesso de velocidade, estacionamento nas calçadas

. proibição da conversão livre de veículos à direita

Paralelamente a estas ações, a prefeitura da cidade implementa um programa de reforma das ruas denominado Calles Completas . Este consiste no redesenho dos cruzamentos de pedestres e no detalhamento urbano, de modo a obter um espaço público mais seguro para os pedestres. Nestas ruas o limite de velocidade é de 20km/h.

A Cidade do México é mais uma a se integrar ao esforço global, em busca de cidades mais seguras e amigáveis aos pedestres. E dada a similaridade das realidades dos dois países, ela é um bom exemplo para qualificar o debate sobre as cidades do Brasil.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Galeria | Esse post foi publicado em Urbanismo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s