As reformas urbanas no centro de Buenos Aires

BlogTrês Capitais - Carnaval 2015 208

Iniciado em 2008, 0 Prioridad Peatón (Prioridade Pedestre) é o plano ambiental urbano elaborado pelo Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires para a área central da cidade. Ele busca uma “otimização” do espaço público, que reverta o processo de degradação das áreas centrais. Para tanto prioriza os deslocamentos à pé, profundamente vinculados à qualidade ambiental urbana, e ao fortalecimento dos usos comerciais e gastronômicos da região.

O projeto prevê a completa remodelação da estrutura das ruas, ao eliminar os desníveis entre a calçada e a via, cuja largura máxima é de 3,50 metros. Com isto as calçadas são alargadas e requalificadas através da instalação de uma série de equipamentos urbanos como lixeiras, lixeiras enterradas, iluminação pública, sistema de comunicação visual, sistema de fibra ótica, arborização, e novo calçamento. Garante-se aos pedestres cerca de 70% do espaço público.

O projeto urbanístico é esmerado e foi elaborado pela Dirección General de Proyectos Urbanos y Arquitectura, do Ministerio de Desarrollo Urbano, sob a coordenação da Arquiteta Adriana Muñoz.

A rua passa a se organizar em três setores claramente definidos:

1.A Via com 3,50 para circulação compartilhada de automóveis, veículos de serviços e bicicletas.

2.Duas faixas de instalações técnicas onde se localizam as grelhas de captação de águas pluviais, o sistema de iluminação pública e as balizas que ordenam o fluxo de veículos e pedestres.

3.A calçada, agora alargada, recebe com mais conforto os pedestres, que compartilham o espaço com as árvores

Inicialmente a rua existente é inteiramente fechada ao trânsito de veículos, e demolida. Assim toda uma nova estrutura urbana pode ser construída:

1.Cabeamento de fibra ótica

2.Revisão do cabeamento de elétrico enterrado

3.Nas vias o piso possui 5 camadas: 20 cm de solo compactada (em duas camadas); 15 cm de sub-base de solo-cimento; 15cm de pavimento de concreto fck 30 e malha de aço eletro soldada Q92; camada de 5 cm de areia; e bloco de concreto intertravado de 10x20x8 cm, tráfego pesado.

4.A captação de águas pluviais é composta por viga-calha de concreto (50×50 cm) e grelha de aço em módulos de 30×120 cm

5.Uma viga de concreto em cada lado da via serve de fundação para as balizas de aço e postes de iluminação e comunicação visual

6.Nas calçadas o piso é composto por Placas Granilíticas de 40x 40cm. Cada lado da via possui calçadas com diferentes larguras

7.As árvores Photinia fraseri são plantadas em canteiros de 80×120 cm.

8.As lixeiras enterradas de 160 x 160 cm ficam nas calçadas mais largas

Faz parte deste projeto, a implantação do sistema de corredores de ônibus Metrobus ao longa da Av. Nove de Julio, uma das mais importantes vias do centro de Buenos Aires. O sistema dedica quatro vias ao ônibus (duas em cada sentido) e suas paradas foram projetadas, em 2010, pela Arquiteta Diana Cabeza e pelo Designer Martín Wolfson.

Todas estas intervenções se integram ao sistema de ciclovias da cidade e permitem novas soluções de modais de mobilidade

Referências de pesquisa:

Governo de Buenos Aires

Metrobus Av. 9 de Julio

Mobiliário urbano de Buenos Aires

Prêmio Governo de Buenos Aires – Mobiliário Urbano

Especificação do Piso Granilítico

Entrevista com o Arq. Jorge Sábato Subsecretario de Proyectos de Urbanismo, Arquitectura e Infraestructura de la Ciudad de Buenos Aires

Planta Calle Marcelo T Alvear

Planta Calle Marcelo T Alvear

Corte Calle Marcelo T Alvear

Corte Calle Marcelo T Alvear

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
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