Demolição da Via Perimetral é símbolo da coragem dos cariocas

Demolição da Via Perimetral - Agosto 2014

O centro da cidade do Rio de Janeiro vive nos dias de hoje um caos fervilhante. Tudo por conta da maior intervenção urbana em andamento no Brasil a Operação Urbana Consorciada da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região Portuária do Rio de Janeiro a Operação Urbana Consorciada da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região Portuária do Rio de Janeiro também conhecida como Porto Maravilha.

Sua principal virtude é que ele possui uma visão integrada que envolve vários aspectos da questão urbana. O Porto Maravilha projeta novos sistemas de drenagem, esgoto, energia, comunicação e redefine o uso, a ocupação e os potenciais construtivos da região. Além disto um novo sistema de mobilidade é proposto, diminuindo o predomínio dos carros e ampliando a presença de outros modais como bondes (VLT) e bicicletas. Evidentemente a Operação Urbana também merece críticas, pois todas estas diretrizes irão potencializar a valorização imobiliária da área, promovendo a expulsão dos moradores mais pobres. Não existem propostas suficientemente fortes para enfrentar este problema. Um enorme trabalho de embasamento teórico foi construído para a elaboração da proposta. Todo o conjunto de estudos pode ser consultado na página do Porto Maravilha.

Uma das obras propostas, carrega um forte simbolismo: a demolição da Via Perimetral que ligava o Centro à Zona Norte e a Niterói. O elevado era um elemento de degradação ambiental da cidade, ampliando a poluição visual, acústica e do ar. Ele é irmão do Minhocão paulistano, ambos frutos de um conceito de cidade espraiada, quase sem limites, onde o carro se transformava no principal fator de coesão urbana. No lugar do obsoleto elevado construído para facilitar o ir e vir dos carros, uma nova cidade vai surgir.

Um túnel de 1.480 metros fará com que o tráfego passe sob a Praça Mauá. Fosse apenas o túnel e teríamos mais daquilo que vemos na maior parte das cidades brasileiras: espaços para carros. Entretanto a demolição da Via Perimetral oxigena o Centro do Rio ao conectá-lo de maneira ampla e generosa com o Porto e, consequentemente, com a  Baia de Guanabara. Na Praça XV de novembro este fato é mais evidente. Apesar dos tapumes e dos inconvenientes acarretados pelo andamento das obras, já é possível vivenciar uma nova qualidade espacial. Agora já se pode vislumbrar, desde o Paço Imperial, a silhueta da Ilha Fiscal ao longe. No lugar dos carros, bondes cruzarão o centro do Rio, e haverá muitos mais e melhores espaços para os pedestres.

RATP (França) comparativo  de emissão de CO2 entre modais de transporte

RATP (França) comparativo de eficiência energética entre modais de transporte

 

Tudo isto indica um futuro promissor para o Centro do Rio de Janeiro. Mas o mais significativo é que esta ação do Rio, rompe o modelo rodoviarista que predominou nas cidades brasileiras até o momento. E rompe de uma forma difícil, complexa. Os cariocas enfrentam uma série de problemas em decorrência das obras que irão transformar seu futuro. Mas, ainda que de forma muito tímida, parecem acreditar que algo melhor surgirá. Ao visitar a cidade recentemente senti o mesmo que passei em Bogotá. É possível detectar um certo otimismo nas pessoas, uma coragem de enfrentar o desafio de se reconstruir uma cidade dentro de novos paradigmas. Aí reside o seu simbolismo: a demolição da Via Perimetral é um marco do processo de transformação das cidades brasileiras, fenômeno recente e que apenas se inicia. Os cariocas tiveram coragem de mudar.

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Urbanismo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Demolição da Via Perimetral é símbolo da coragem dos cariocas

  1. Mara Liz Ferrentini disse:

    Estivemos fazendo um trabalho no local e a urbanização ficara simplesmente um show. Foram corajosos em fazer esse projeto que tornara uma área absolutamente detonada em ícone carioca.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s