Veja e Mandela: um monumento à hipocrisia

image

Desde maio de 2006 (veja aqui) o Grupo Abril tem como sócio o grupo de mídia sul-africano Naspers. Este foi fundado em 1915, e defendeu ao longo de todo o século XX, o regime racista do apartheid. O Naspers foi a voz e a pena do Nacionalismo Afrikaner, e descrevia os grupos anti-apartheid como movimentos terroristas. Por conta disto um dos seus alvos foi justamente o principal líder “terrorista” sul-africano, Nelson Mandela. Em 1962 Mandela foi preso com o auxílio da CIA, que infiltrou um agente em seu grupo político e o delatou ao regime do apartheid. Ele foi solto em 1990 e, em 1994 se elegeu presidente. Apenas neste momento, quase 80 anos após sua fundação, o Naspers mudou sua visão em relação à Mandela.
Conto estes fatos para que todos entendam a minha surpresa diante da capa da Veja desta semana. Claro, o assunto é a morte de Mandela, chamado pela revista de Guerreiro da Paz.
Porém a justa homenagem ao grande líder africano, especialmente em uma publicação que tem o grupo Naspers como sócio proprietário, deveria ser um sonoro e contundente pedido de desculpas. Estampado na capa. Outra ação que deixaria Mandela feliz, seria a revista parar de publicar textos de cunho homofóbico e racista (aqui a Naspers brasileira encontrou um novo alvo além dos negros: os índios).
Ao não fazer nem uma coisa nem outra, o que a revista consegue é erguer um monumento à hipocrisia. Em cartaz em todas as bancas do país.

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Contemporaneidade. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s