A Serpentine Gallery de Sou Fujimoto

A Serpentine Gallery, no parque de Kensington Gardens, promove anualmente uma das mais importantes mostras de arquitetura. Durante seis meses um pavilhão temporário é construído, segundo o projeto de um arquiteto de destaque. O escolhido desta temporada foi o Japonês Sou Fujimoto.

Serpentine Gallery de Sou Fujimoto

Serpentine Gallery de Sou Fujimoto

Fujimoto criou uma forma “entre a abstração e o orgânico” a partir de uma estrutura metálica de perfis quadrados  de 20mm. Esta estrutura forma uma retícula espacial cúbica, e não contínua. Fujimoto ordena o conjunto de modo a criar diversas densidades que alteram a opacidade do pavilhão. Transparência e opacidade são dois conceitos explorados pelo arquiteto japonês neste trabalho. Em contrapartida à sua rígida geometria de sua estrutura, volume do conjunto é irregular. Todos estes recursos promovem um efeito ótico nas extremidades do edifício, que parece se desmaterializar. Segundo Fujimoto “as construções podem se fundir com o homem e a natureza”.

A ambiciosa proposta conceitual se apóia em uma construção de absoluta singeleza. Esta contradição propicia uma grande força expressiva ao pavilhão. Sua cobertura possui bancos  e mirantes elevados que permitem novas perspectivas do parque e do edifício da Galeria. Apesar do efeito de desmaterialização ser mais potente nas fotografias, a arquitetura proposta por Fujimoto é instigante.

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Arquitetura V e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s