Os Paulistas ocupam a Paulista

foto 3

Acabo de chegar da Paulista, e farei um breve relato do que vi e ouvi.

A Paulista xingou Dilma, xingou Alkmin e xingou, principalmente, a Rede Globo. A insatisfação é real e ao mesmo tempo difusa: corrupção, saúde, educação. Contra a PEC37, contra os 3,20, contra a Copa do mundo. Nenhuma destas questões assumiu real protagonismo entre os manifestantes. Sequer o roteiro da passeata é definido de forma centralizada. Presenciei dois momentos em que este anarquismo foi exercitado. Houve uma parada na esquina da Paulista com a Augusta, e a maioria começou a pedir para “fechar a Consolação”. E o grupo seguiu para a Consolação. Pouco depois um outro grupo tomou direção diferente, através da passagem para a Dr. Arnaldo. E assim a manifestação se dividiu em duas. Difícil pensar em liderança unificada.

Ao mesmo tempo toda a passeata seguiu em tranquilidade absoluta. Nada que mereça relato. No trecho que percorri, entre a Pamplona e a Consolação equipes de todas as TVs abertas, com exceção da Globo, trabalharam despreocupadas. Era possível sentir alegria no ar. Todos podiam expressar seus reclamos e ainda ocupavam o espaço da cidade. A polícia assitia ao processo `a distância. E um canto encheu a Paulista: “Que coincidência sem a polícia não tem violência”. O que se pede é simples: MUDANÇAS. O que eles não concordam é por onde começar.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Contemporaneidade e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Os Paulistas ocupam a Paulista

  1. Décio Camões Leal disse:

    Marcão. O caldeirão está apurando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s