A Cidade das Artes de Christian de Portzamparc

Cidade das Artes 8

O Rio de Janeiro passa por uma transformação urbanística muito intensa. Nos últimos anos vários fatos mudaram a fisionomia e o animo dos cariocas. Avanços nas áreas da segurança, transportes, gestão urbana aliados à expectativa por sediar dois grandes eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada, fizeram do Rio um gigantesco canteiro de obras. Uma das áreas que mais recebe investimentos é a região oeste da cidade. Dois corredores de ônibus serão construídos nesta área: o primeiro ligará a futura estação do metrô da Barra ao bairro de Santa Cruz e o segundo ligará a Barra à Penha. Os dois sistemas se conectarão através do terminal Alvorada localizado no interior dos sistemas de alças de interligação de duas das mais importantes vias da região: as avenidas Ayrton Senna e das Américas.

Cidade das Artes Jacarepaguá

Neste mesmo local está localizada a Cidade das Artes, antiga Cidade da Música, projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc de 2002. Após mais de dez anos e 560 milhões de reais de custos o prédio foi parcialmente inaugurado no início de 2013.

Cidade das Artes Situação

Um túnel sob a Avenida das Américas liga o conjunto ao Terminal Alvorada. Será este túnel a principal conexão urbana da Cidade das Artes. O tecido urbano da Barra da Tijuca, caracterizado pelos princípios da Carta de Atenas, e a condição de entroncamento rodoviário do terreno, fazem do conjunto uma ilha, cercada de estacionamentos, shopping centers e torres habitacionais de 70 metros de altura. Esta condição prejudica uma das propostas desta obra: a transformação do terreno em um imenso espaço público, graças a elevação de todo o programa através de uma mega estrutura de concreto armado. Uma proposta em que ecoa o desejo modernista de transformar a terra ocupada pelas  cidades em espaço público. Do pavimento superior, desde sua “grande varanda”, pode-se descortinar a bela paisagem da lagoa de Jacarepaguá com o Maciço da Tijuca ao fundo. Também são visíveis as torres da Avenida Lucio Costa. Segundo Portzamparc, o conjunto é uma homenagem à arquitetura brasileira.

Cidade das Artes Implantação

O edifício possui uma escala monumental, o que é acentuado pelos imensos pilares, ligeiramente curvados e intrincados. Para acessar a  “grande varanda” três gigantescas rampas curvilíneas ajudam o visitante a vencer os 10 metros de desnível. Toda esta imensidão de concreto, acaba por realçar o isolamento do conjunto, que se transforma em um imenso objeto autorreferente. De certo o modo o edifício tem um caráter contextualista, na medida em que reproduz o mesmo isolamento urbanístico de seus vizinhos. Além do túnel, a única forma de acessar o local será através dos carros. Novamente o conjunto se utiliza dos princípios da Carta de Atenas, ela também profundamente homenageada por Portzamparc.

Programa

Equipamentos Culturais: Sala da Orquestra (1,800 lugares) adaptável à Sala de Ópera (1,300 lugares), Sala de Música de Câmara (500 lugares), Sala eletroacústica (180 lugares), sede da Orquestra Simfônica Brasileira, escola de música, 10 salas de ensaio, biblioteca, 3 cinemas, restaurante, lojas, administração, áreas técnicas e estacionamento.

Cliente

Prefeitura do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Culturas

Acústica

Xu Acoustique – Xu Ya Ying (França)
Acùstica & sônica – Ze Augusto Nepomucen (Brasil)

Cenografia

Changement à Vue – Jacques Dubreuil (França)
Solé e Associados – Ismael Geraldo Acunha Solé (Brasil)

Luminotécnica

Studio – Monica Lobo

Paisagismo

Fernando Chancel

Áreas

construção: 46,000 m²

terreno: 90,000m²

Fonte: Christian de Portzamparc

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
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