Faleceu o Arquiteto Clorindo Testa

Clorindo Testa - Banco de Londres

Clorindo Testa – Banco de Londres

Faleceu nesta manhã, aos 89 anos, o arquiteto argentino Clorindo Testa. Suas obras inicias foram profundamente influenciadas pelo modernismo, em especial por Le Corbusier. Gradativamente Testa transformou o seu trabalho através de uma delicada crítica aos seus antigos mestres. Em 1959 ele venceu o concurso para a sede portenha do Banco de Londres. Neste projeto a fachada é marcada por uma mega estrutura de concreto aparente. Simultaneamente, Testa insere o volume dentro do denso contexto urbano do centro histórico de Buenos Aires. O alinhamento e o gabarito da quadra são respeitados integralmente, e a esquina é valorizada através de uma solução plástica que acentua as qualidades urbanas do edifício.

Clorindo Testa - Biblioteca Nacional

Clorindo Testa – Biblioteca Nacional

Também devem ser citados os projetos de Testa para a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Recoleta em Buenos Aires. Além da arquitetura Testa foi artista plástico premiado.

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em História da Arquitetura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s