O Mercado de San Telmo em Buenos Aires

Mercado de San Telmo 029

No final do século XIX a Argentina chegou a desenvolver uma pequena siderurgia que foi responsável pela fabricação de móveis como camas e fogões. Equipamentos urbanos destinados à nova Avenida de Mayo que foi aberta em 1894, foram feitos em ferro por empresas argentinas.

Contudo o uso deste material na construção, sempre dependeu da importação de sistemas pré-fabricados. Mesmo assim Buenos Aires possui um vasto patrimônio em construções metálicas do século XIX. O mercado de San Telmo faz parte deste conjunto.

Mercado de San Telmo 031

Construído pelo Arquiteto Juan Antonio Buschiazzo em 1897 o mercado de San Telmo ocupa boa parte da quadra em que está localizado, próximo a Praça Dorrego. O espaço do mercado pode ser dividido em três partes. Duas são compostas pelas naves que partem desde as Ruas Defensa e Estados Unidos, e o conjunto de planta centralizada na esquina das Ruas Bolívar e Carlos Calvo. Este último espaço é o de maior qualidade arquitetônica e a maneira como ele se conecta aos outros dois espaços, assim como as diferenças de acabamento e ornamentação, sugerem que eles tenham sido construídos em momentos distintos. Estas características imprimem ao Mercado uma função articuladora de todo o espaço urbano no seu entorno.

Implantação do Mercado de San Telmo e sua inserção na quadra

Implantação do Mercado de San Telmo e sua inserção na quadra

Buschiazzo criou um espaço amplo e claro. Nele a esbeltez da estrutura metálica aliada às soluções de de cobertura, que fornecem uma generosa e variada da luz natural, são os elementos dominantes. A ornamentação, extremamente delicada e discreta, é baseada em elementos florais, todos executados em ferro. Telhas metálicas de perfil ondulado são utilizadas na cobertura e nas vedações do edifício.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em História da Arquitetura e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Mercado de San Telmo em Buenos Aires

  1. Daniela disse:

    É realmente um lugar lindíssimo! vale a pena a visita!

  2. Muito legal e interesse ! Vale o passeio.
    Abcs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s