Roteiro de carro pelas ruínas das missões jesuíticas guaranis

Para quem mora em São Paulo visitar as ruínas das Missões Jesuíticas é uma verdadeira epopéia. Se perguntarmos ao Google, ele informa que São Miguel das Missões dista 1.203 km até São Paulo, 808 km até Curitiba e 499 km até Porto Alegre. Passo Fundo, cujo aeroporto tem voos diretos para São Paulo, está a 252 km de distância. Ao mesmo tempo existem outras ruínas excepcionais na Argentina e no Paraguay, a cerca de 300 km de São Miguel das Missões.  Os serviços de ônibus entre as várias ruínas ficam restritos às excursões organizadas por agências de turismo. Deste modo o carro se transforma na melhor alternativa para se conhecer a região.

O roteiro a seguir permite visitar as quatro mais significativas ruínas jesuíticas guaranis, todas tombadas pela Unesco: São Miguel das Missões no Brasil, San Ignacio Miní na Argentina e as paraguaias Trinidad e Jesús de Tavarangue. Como levei a família toda comigo, bolamos um passeio que, democraticamente, atendesse a todos os interesses.

Antes de prosseguir algumas informações fundamentais. Argentina e Paraguais fazem algumas exigências para que brasileiros entrem em seu respectivos territórios de carro:

1. O veículo deve ser conduzido pelo seu proprietário ou por alguém autorizado por ele. Veículos com financiamentos pendentes não são permitidos.

2. É obrigatório levar um endosso de seu seguro, indicando as datas e os países que serão visitados. É a chamada carta verde. Solicite-a à sua seguradora.

3. Leve a carteira de habilitação brasileira. Também é exigido o documento de identidade (RG) atualizado ou o passaporte.

4. São exigidos como equipamentos de segurança do veículo um triângulo extra e cambão ou cabo de aço para reboque.

5. Por fim, a mais mórbida exigência feita exclusivamente pelas autoridades paraguaias: lençóis brancos a serem eventualmente utilizados como mortalhas.

Dito isto, vamos ao roteiro:

sul geral

1° Dia – São Paulo/ Penha

Distância percorrida  590km      Total percorrido        590km

8:50 – Saída de São Pauloç

11:20/11:50 – Parada em Registro

16:00 – Chegada em Penha SC

16:45 – Beto Carrero, sem filas.

19:00 – Ida à Praia Vermelha

A Régis está quase toda duplicada com exceção do infeliz trecho da Serra do Cafezal. Como havia pouco movimento na estrada, em especial de caminhões, este primeiro trecho foi tranquilo.

2° Dia – Penha/ Caxias do Sul

Distância percorrida  500km      Total percorrido        1.090km

09:20 – Beto Carrero

16:00 – Saída de Beto Carrero

17:30 – Parada no Posto da Fiscalização da Fazenda Estadual de Apiúna SC

20:00 – Passagem por Lages SC

23:58 – Chegada à Caxias do Sul RS

Caminho belíssimo cruzando a Serra Catarinense. Após um dia de intenso calor e oito horas de estrada chegamos à Caxias no meio de uma frente fria que mudou completamente o clima. Após a divisa com o Rio Grande do Sul a estrada torna-se sinuosa e estreita.

3° Dia – Caxias do Sul/ Gramado/ Caxias do Sul

Distância percorrida  167km      Total percorrido        1.257 km

10:00 – Manhã com a molecada na piscina.

14:30 – Almoço no Galeto di Paolo. Ok.

16:00 – Saída para Gramado

17:30 – Chegada à Gramado

18:00 – Chocolate quente na Prawner. Bom.

20:30 – Fondue no Le Chalet de la Fondue. Bom.

22:15 – Saída para Caxias

23:30 – Chegada à Caxias

O frio nos obrigou a compras de roupas mais adequadas aos dois dias de inverno que enfrentamos. Gramado é uma cidade com muitas opções de compras que não me despertou maior interesse.

4° Dia – Caxias do Sul/ Bento Gonçalves/ Caxias do Sul

Distância percorrida  105 km      Total percorrido        1.362 km

10:30 – Saída para Bento Gonçalves

11:40 – Primeira parada no Vale dos Vinhedos: Visita e degustação na Vinícola Valduga. Ótimo.

13:30 – Almoço na Casa de Madeira. Ótimo.

15:30 – Café e chocolates no Vivatto Parque. Bom.

16:00 – Vinícola Don Laurindo.

17:00 – Loja da fábrica da Tramontina. Decepcionante. Muitos dos produtos são mais caros do que na s lojas.

O clima frio aumentou o apetite para a boa mesa do Vale dos Vinhedos. A paisagem do lugar impressiona, com suas parreiras, araucárias e velhas casas de madeira. Passeio imperdível.

5° Dia – Caxias do Sul/ São Miguel das Missões

Distância percorrida  462 km      Total percorrido        1.835  km

08:11 – Saída para São Miguel das Missões

09:30 – Parada em Veranópolis no km 186 da RSC 470, para admirar o mirante do fantástico Vale do Rio das Antas.

12:40/13:30 – Almoço no restaurante Billy em Carazinho. Ok.

16:00 – Chegada à São Miguel das Missões

17:00 – Visita às ruínas

21:30 – Audio visual nas ruínas. Decepcionante.

O trecho inicial entre Caxias e Passo Fundo foi muito desgastante. Cerca de 4 horas para rodarmos 210 km. Curvas e caminhões em excesso explicam o problema. A partir de Passo Fundo tudo se modifica e a viagem seguiu tranquila. As ruínas das Missões valema viagem. O show de luzes e som não.

6° Dia – São Miguel das Missões/ Posadas/ Trinidad e Jesús de Tavarangue

15:30 – Chegada em Trinidad

17:30 – Chegada em Jesús de Tavarangue

20:00 – Chegada à Posadas

Por sorte chegamos em Porto Xavier, o melhor local para atravessar a fronteira,  justamente no momento de saída da balsa para a Argentina. Se a perdêssemos teríamos que esperar mais uma hora. Após a balsa fizemos o mais complexo tramite aduaneiro da viagem. Tivemos que preencher uma Targeta de Migración, nossa bagagem foi vistoriada e foi aqui, o único lugar onde nos pediram a carta verde. A partir de San Javier seguimos pelas boas estradas argentinas até a cidade de Posadas, capital da província de Missiones. Após o almoço descarregamos toda a bagagem no hotel, e seguimos para a ponte que cruza o rio Paraná na direção do Paraguay. Pegamos nossa papelada na aduana e seguimos pela cidade de Encarnación, que possui um comércio muito semelhante ao de Ciudad del Este, rumo à Trinidad. A estrada é boa e após 30km estávamos nas espetaculares ruínas. Outros 12 km e chegávamos à Jesús de Tavarangue. É bom parar primeiro em Trinidad pois as ruínas de Jesús fecham mais tarde. Ao sairmos destas últimas fomos abordados por um policial que exigiu a apresentação de documentação. Após uma breve avaliação dos papéis fomos liberados para retornar à nossa viagem, rumo à Posadas. Foi um dia de fortes emoções, e três fronteiras internacionais transpostas.

7° Dia – Posadas/ San Ignacio Miní/ Foz do Iguaçú

Distância percorrida 336 km      Total percorrido        2.565 km

11:00 – Saída para San Ignacio Miní

12:30 – Chegada à San Ignacio Miní

15:30 – Saída para Foz do Iguaçú

18:00 – Chegada à Foz do Iguaçú

Um dia tranquilo de viagem através de boas estradas. Chegar às ruínas de San Ignacio Miní é fácil e rápido. Para quem estiver em Foz é perfeitamente viável ir e voltar a San Ignacio no mesmo dia. Após visitarmos as quatro missões jesuíticas guaranis é tempo de relaxar antes da volta à São Paulo.

8° ao 11° Dias – Foz do Iguaçú

Distância percorrida 322 km      Total percorrido        2.887 km

Foz possui uma boa estrutura para o turista. O Parque Nacional do Iguaçú, o Parque das Aves e Itaipu são exemplares. Na vizinha argentina, Puerto Iguazu, além do excelente Parque Nacional do Iguazu, existem bons (e baratos) restaurantes como o La Rueda, o cassino e o Duty Free onde as bebidas são os produtos mais em conta. Também há boas lojas de vinhos na cidade. O único incoveniente é a perda de tempo na aduana argentina. Gasta-se no mínimo meia hora para ir e outro tanto para voltar. Quanto à Ciudad del Este, confesso que nem cheguei perto da ponte da amizade.

1 Dias – Foz do Iguaçú/ Curitiba

Distância percorrida 643 km      Total percorrido        3.530 km

11:00 – Saída para Curitiba

13:00 – Parada em Cascavel para almoço

19:00 – Chegada à Curitiba

O dia em que percorremos a maior distância. Viagem cansativa com muito movimento na estrada nos dois sentidos. Chegada em Curitiba à tempo de um rápido lanche no Kahrina. Ok.

13° Dias – Curitiba/ São Paulo

Distância percorrida 528 km      Total percorrido        4.058 km

11:00 – Museu Oscar Niemeyer

13:00 – Saída para São Paulo

17:00 – Trânsito na Serra do Cafezal nos faz desviar por Juquiá e Piedade.

20:20 – Chegada à São Paulo

Antes de iniciarmos o último trecho de nossa viagem, uma parada para conhecer o Museu de Niemeyer, um passeio imperdível em Curitiba. Em seguida estávamos na Régis no sentido de São Paulo. Mas tivemos que enfrentar mais uma aventura: a infeliz Serra do Cafezal. Este o único trecho ainda, incompreensivelmente, não duplicado da estrada que liga duas das mais importantes capitais do Brasil, o que gera constantes engarrafamentos. Para fugirmos de ium deles optamos pela Rodovia Ten. Celestino Américo, que liga Juquiá à Sorocaba. A estrada é tão bela quanto perigosa. O movimento era intenso e mal se conguia chegar aos 30km/h. Conclusão mais de três horas para chegarmos ao nosso destino.

Finalizamos o roteiro com 4058 km percorridos, consumo médio de 10,2 km/l e  gasto de R$ 1.277,00 em combustíveis  (para cinco pessoas a bordo). Uma última sugestão é a instalação do Sem Parar/ Via fácil, pois são inúmeros os pedágios ao longo da jornada.

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Roteiro de carro pelas ruínas das missões jesuíticas guaranis

1. Eveline disse:

Caro Marcos,
    Seu relato foi muito útil. Vou com a família a Francisco Beltrão (Paraná) a trabalho e, de lá, tentaremos fazer parte do roteiro que você fez: Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Posadas (ponto a partir do qual visitaremos as Missões do Paraguai e da Argentina), Foz do Iguaçu. Então, 3 perguntas: 1) Entre São Miguel e Porto Xavier que estradas devemos percorrer? 2) Indica algum mapa para os trechos São Miguel – Porto Xavier – Posadas? 3) De Foz, pensamos em seguir para São Paulo pela estrada que passa por Maringá e Londrina, pois não conhecemos ainda essa região. Você conhece a estrada? Poderia nos dar dicas? Obrigada!!
    Eveline

• Cara Eveline,

Para ir de São Miguel à Porto Xavier você deve pegar a BR 285 à esquerda no sentido de São Luiz Gonzaga, entrar à direita na RS 168, até chegar à BR 392 à esquerda no sentido de Porto Xavier.
      Mapa eu uso o Google Maps, ainda que neste caso específico ele seja falho, pois não indica a balsa para a Argentina.
      Usei também o mapa do Guia 4 Rodas e funcionou muito bem, pois ele inclui as estradas na Argentina e no Paraguai.
      Em todo o caso o trecho, inclusive do lado argentino, é bem sinalizado.
      No Paraguai é um pouco mais complicado atravessar a cidade de Encarnación.
      Sugiro que você busque informação na aduana em Encarnación (na ponte que liga à Posadas).
      Mas é tranquilo.
      Quanto ao trecho de Foz/Sp por Maringá eu não conheço.
      Fique atenta pois nas próximas semanas irei postar sobre as ruínas que visitei.
      Obrigado por ler o Blog e Boa Viagem.

Abraços,
      Marcos

2. M.lourdes hubner disse:

Caro Marcos, parabéns pelo roteiro tão bem detalhado. Pretendemos ir além das Missões, até
    o Uruguai, mas para a primeira etapa do caminho suas informações são preciosas.
    lourdes hubner

3. Nilson Silva disse:

Vou em novembro ate Passo Fundo de avião, pretendo seguir seu roteiro vou locar um veiculo para realizar o percurso,vc pode me ajudar explicando como retirar a carta verde,Sera que terei ploblema em ir com carro locado.passa tambem os telefones das pousadas ou hoteis os quais vcs ficaram,
    Obrigado.

• Olá Nilson. Até onde sei não é possível andar mais do que 50km fora do Brasil com carro alugado. Ou seja não seria possível fazer este roteiro com carro alugado. Recomendo verificar com a sua locadora antes de confirmar o aluguel. Boa viagem!

4. Luiz disse:

Caro Marcos, bom dia… Sou de Casa Branca, 120 km depois de Campinas> Seu relato mt me esclareceu. Vou à Posadas em Dez/16 num casamento e por coincidência, pretendo fazer um trajeto semelhante, incluindo Pomerode, Brusque e Nova Trento, inclusive subir a Serra do Rio do Rastro. Só gostaria de saber mais um detalhe. Você fez reservas em hotéis? Estou vendo as reservas pelo site “Booking.com”. Pareceu-me uma boa opção. Caso vc tiver mais detalhes e se quiser e puder, me passe. Mt grato / Um abraço

• Salve Luiz! Me hospedei no Hotel Urbanos em Posadas. Foi uma experiência excelente. Se quiser aqui endereço do site : https://www.hotelurbano.com/hoteis/posadas/4078 . Abraços

• Luiz disse:

Caro Marcos, boa tarde… Fiz o trajeto com algumas alterações. Desci a Serra do Rio do Rastro tomada por neblina, mesmo assim muito bela. Um dia só em Bento Gonçalves foi pouco. Gostei muito das ruínas de São Miguel das Missões, e, diferente de você gostei do show de Som e Luz. Único inconveniente: a balsa de Porto Xavier tem horários diferentes no sábado. Cheguei às 11h30 e a última tinha saído às 11h00! A próxima só às 16h45. Por sugestão de um senhor que por lá se encontrava, retornei e fui por São Borja, rodando uns 150 km a mais, mas, antes da balsa sair (16h45), já estava em Posadas. O casamento era às 21h00 (ufa!). Ficamos no hotel Urbano também. Uma dica para os demais interessados em fazer esse trajeto: o GPS não funciona não Argentina, assim também como celular. Verifique antes as atualizações do GPS e consulte a operadora de celular. Mais uma dica: ao passar pelas barreiras policiais, reduza a velocidade para uns 40 km/h, abaixe todos os vidros e ligue o pisca alerta (única vez que fui parado por um policial e foi só para dar essa dica, nem documentos pediu!). Quem quiser mais detalhes, fique à vontade em perguntar. “Plagiando” suas anotações, também fui anotando os detalhes. Rodei 4.178 km em 10 dias. O consumo foi de 13 km/lt gasolina, no HB 20 sedan, duas pessoas (com ar, já que ninguém é de ferro!!!). No mais é só curtir o passeio. Um grande abraço a você e obrigado pelas dicas.

5. Vitor_Santiago disse:

Bom dia.
    Esterei de férias por 10 dias e vou ficar em Foz do Iguacú, Estava pensando em alugar um veiculo e dar uma esticada até Encanacion e Trinidad no Paraguay.. Alguem ja fez esse trajeto? Sei apenas o basico do Espanhol, é possivel arriscar e ir?

• Salve Vitor. Quanto ao idioma não há problema. Porém você só pode andar 50km dentro do Paraguai com um carro alugado. De todo modo vale perguntar na locadora de veículos se existe alguma possibilidade. Boa viagem!