Em 50 anos, população vive mais e tem menos filhos, mostra IBGE

Rede Brasil Atual

De 1960 para 2010, aumentou a participação da população acima de 65 anos e diminuiu a de até 14 anos

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 29/06/2012, 12:17

Última atualização às 12:17

  

São Paulo – Em cinco décadas, a esperança de vida do brasileiro aumentou em 25 anos, enquanto diminuiu em dois terços o número médio de filhos por mulher e cresceu a participação de idosos na população. Os dados são do Censo Demográfico 2010, divulgados hoje (29) pelo IBGE. A esperança de vida passou de 48 anos, em 1960, para 73,4 anos. O número médio de filhos caiu de 6,3 para 1,9. “Essas mudanças alteraram a pirâmide etária, com estreitamento da base e o alargamento do topo, refletindo a estrutura de população mais envelhecida, característica dos países mais desenvolvidos”, afirma o instituto.

Com o menor nível de fecundidade, a participação da população de até 14 anos de idade se reduziu pela metade de 42,7% para 24,1%. E a população de 65 anos ou mais saltou de 2,7% para 7,4%, enquanto a população em idade ativa (de 15 a 64 anos) aumentou de 54,6% para 68,5%. A proporção de homens para cada 100 mulheres caiu de 99,8 para 96 homens. “O resultado decorre da superioridade da mortalidade masculina em relação à feminina”, diz o IBGE.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Contemporaneidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s