Cidade na Nova Zelândia atingida por terremoto constrói catedral de papelão

Foto: divulgação/Anglican Diocese of Christchurch

Igreja será provisória até a construção de uma nova catedral. Foto: Anglican Diocese of Christchurch

A cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, que foi atingida por um forte terremoto no ano passado, vai construir uma catedral feita de papelão no lugar da original, que foi danificada e será demolida.

Os planos haviam sido anunciados no ano passado, mas as autoridades de Christchurch confirmaram só nesta semana que seguirão adiante com o projeto.

A versão feita com papelão custará cinco milhões dólares neozelandeses (cerca de R$ 7,5 milhões) e ficará pronta em dezembro.

O terremoto de 6,3 pontos de magnitude que atingiu a cidade no dia 22 de fevereiro de 2011 matou 185 pessoas e destruiu diversos prédios. Arquitetos chegaram à conclusão de que não haveria como restaurar a catedral.

Foto: divulgação/Anglican Diocese of ChristchurchLocal terá capacidade para 700 pessoas e custará o equivalente a R$ 7,5 milhões

Segundo integrantes da Igreja Anglicana no país, a nova catedral será construída a 300 metros da original.

Desenhada pelo arquiteto japonês Shigeru Ban, o local terá capacidade para abrigar 700 pessoas.

A estrutura, que além do papelão também possui vigas de madeira, aço e concreto, será usada como ponto provisório para orações e missas, até que uma nova catedral permanente seja construída.

Os engenheiros acreditam que a estrutura provisória, que é à prova de chuva e de incêndios, deve durar pelo menos 20 anos.

Alguns moradores chegaram a fazer um apelo para que a igreja original fosse mantida e reaproveitada de alguma forma, mas arquitetos disseram que isso não seria possível. Eles prometeram que demolirão a antiga estrutura com “respeito”, retirando aos poucos cada pedaço da igreja.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Espaço Sustentável e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s