Bonecas Karajá recebem título de Patrimônio Cultural do Brasil

IPHAN 

Bonecas Karajas

 

 

 

 

 

 

 

No dia 1º de abril será realizada entre 9h e 13h na aldeia Santa Isabel do Morro, também conhecida como Hawaló, em Tocantins, a cerimônia de entrega do certificado de registro como Patrimônio Cultural do Brasil da Ritxoko: Expressão artística e cosmológica do povo Karajá e dos Saberes e práticas associadas ao modo de fazer Bonecas Karajá. Na ocasião, também será realizada a I Reunião de Salvaguarda das Bonecas Karajá, com a equipe do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – DPI/Iphan.

e fazer as Bonecas Karajá foram inscritos no livro das Formas de Expressão e dos Saberes, reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro em 25 de janeiro de 2012, em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. De acordo com o DPI, além de ser uma importante fonte de renda, as Bonecas Karajá representam uma expressão cultural e artística que reproduz aspectos identitários de extrema importância para este grupo étnico.  São consideradas representações culturais que carregam significados sociais profundos e representam o ordenamento sociocultural e familiar dos Karajá. Devido a razões mitológicas, ritualísticas e ligadas à vida cotidiana e a fauna, as bonecas Karajá são também instrumentos de socialização das crianças que se enxergam nesses objetos e aprendem a ser Karajá. Ao brincar com as bonecas e observarem o modo como são produzidas, as meninas recebem importantes lições e aprendem as técnicas e saberes associados à sua confecção.

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em História e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s