Executivo chama Goldman Sachs de ‘tóxico’ em carta de demissão

O Globo

Ex-vice-presidente de vendas de derivativos publicou comunicado em jornal americano


Placa do Goldman Sachs na Bolsa de Nova York: executivo chamou banco de ‘tóxico’ em carta de demissão
Foto: BRENDAN MCDERMID / REUTERS

Placa do Goldman Sachs na Bolsa de Nova York: executivo chamou banco de ‘tóxico’ em carta de demissão BRENDAN MCDERMID / REUTERS

LONDRES — Um alto executivo do Goldman Sachs adicionou cicatrizes à imagem pública do banco, em uma carta de demissão publicada no jornal “New York Times” dizendo que a instituição financeira tornou-se um lugar “tóxico e destrutivo”, onde os diretores referem-se abertamente a seus clientes como fantoches.

Foi o mais recente revés para o célebre banco de investimento de Wall Street. Em uma coluna de opinião publicada nesta quarta-feira no New York Times, Greg Smith, que trabalhou com derivativos de ações, disse que o Goldman tornou-se “tóxico e destrutivo como nunca tinha visto”.

“Eu fico doente em ver como as pessoas insensivelmente tratam seus clientes. Nos últimos 12 meses eu vi cinco diferentes diretores referirem-se aos seus próprios clientes como fantoches”, disse Smith.

Em resposta, o Goldman Sachs divulgou um comunicado:”Não concordamos com as visões expressadas, que não acreditamos que refletem o modo como conduzimos nosso negócio. Em nossa visão, só teremos sucesso se nossos clientes tiverem sucesso. Essa verdade fundamental está no cerne de como nos conduzimos”.

Smith era vice-presidente de vendas de derivativos do banco. De acordo com a Autoridade Inglesa de Serviços Financeiros, ele se juntou ao Goldman do Reino Unido há um ano. Nascido em Joanesburgo, na África do Sul, Smith frequentou universidades em seu país natal e nos Estados Unidos, onde recebeu um diploma de Stanford.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/executivo-chama-goldman-sachs-de-toxico-em-carta-de-demissao-4308042#ixzz1p8aeoc1Q
© 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s