Governo de São Paulo lança edital para monotrilho

São Paulo Trem Jeito

A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado publicou no Diário Oficial de ontem chamamento público para empresas interessadas no desenvolvimento de estudos e modelagem para a Linha 18-Bronze. O trajeto ligará por meio de monotrilho o ABC à Estação Tamanduateí do Metrô, na capital.

O processo foi aprovado pelo Conselho Gestor de PPPs (Parcerias Público-Privadas). A empresa vencedora terá de elaborar o projeto de engenharia da Linha 18, com estimativas de custos e o cronograma das obras. O estudo levantará também estimativas de tarifa e integração com outros meios de transporte. Os interessados em participar do processo terão dez dias para se candidatar e outros 130 para apresentar o projeto. A parte final da escolha ficará a cargo do conselho gestor, com prazo de 60 dias para anunciar a escolha.

A Linha 18 passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo, além da capital. O Estado afirma que o itinerário estará em operação a partir de 2015. O projeto funcional para a linha prevê extensão aproximada de 20 km, com 18 estações e quatro terminais integrados. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2013. No primeiro ano de funcionamento, cerca de 295 mil pessoas devem utilizar o monotrilho diariamente.

Band – 03/02/2012

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
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Uma resposta para Governo de São Paulo lança edital para monotrilho

  1. Este monotrilho, Ipiranga, Vila Prudente, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda na zona Leste, maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já corre o risco de já nascer congestionado.

    Nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão “planejando” outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso São Mateus Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2 Verde e o projeto da linha 6 Laranja com transbordo obrigatório caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que os usuários tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

    Deveria ser prolongada a linha 2 Verde até São Mateus, e a partir daí seguir em monotrilho, até a cidade Tiradentes, mas como as obras já estão começadas, a estação terminal deveria ser no terminal rodoviário do Sacoman, e não em Vila Prudente, que basicamente será uma estação de transbordo. (Nota: Recentemente para remediar a estação terminal será no estação Ipiranga da CPTM).

    Surgiu no metrô de São Paulo, uma engenharia de vanguarda, e seus discípulos fizeram estágio na Harvard com aulas com o dr. Smith, imagine só, a moda agora é projetar linhas de metrô, utilizando roda trilhos convencional, em bitolas diferentes, em uma atitude insensata, bloqueando as possibilidades de bifurcação e interpenetração em “Y” como a existente no metrô Rio após a estação presidente Vargas, no qual os usuários tem a opção de apanhar a composição que se dirige ao Estácio, ou Cidade Nova entre outras inúmeras facilidades, isto foi possível porque o metrô do Rio uniformizou a bitola de todas suas linhas em 1,6 m, algo que não aconteceu em São Paulo.

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