São Paulo Trem Jeito
A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado publicou no Diário Oficial de ontem chamamento público para empresas interessadas no desenvolvimento de estudos e modelagem para a Linha 18-Bronze. O trajeto ligará por meio de monotrilho o ABC à Estação Tamanduateí do Metrô, na capital.
O processo foi aprovado pelo Conselho Gestor de PPPs (Parcerias Público-Privadas). A empresa vencedora terá de elaborar o projeto de engenharia da Linha 18, com estimativas de custos e o cronograma das obras. O estudo levantará também estimativas de tarifa e integração com outros meios de transporte. Os interessados em participar do processo terão dez dias para se candidatar e outros 130 para apresentar o projeto. A parte final da escolha ficará a cargo do conselho gestor, com prazo de 60 dias para anunciar a escolha.
A Linha 18 passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo, além da capital. O Estado afirma que o itinerário estará em operação a partir de 2015. O projeto funcional para a linha prevê extensão aproximada de 20 km, com 18 estações e quatro terminais integrados. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2013. No primeiro ano de funcionamento, cerca de 295 mil pessoas devem utilizar o monotrilho diariamente.
Band – 03/02/2012
Este monotrilho, Ipiranga, Vila Prudente, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda na zona Leste, maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já corre o risco de já nascer congestionado.
Nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão “planejando” outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10 Turquesa, 2 Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso São Mateus Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2 Verde e o projeto da linha 6 Laranja com transbordo obrigatório caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que os usuários tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
Deveria ser prolongada a linha 2 Verde até São Mateus, e a partir daí seguir em monotrilho, até a cidade Tiradentes, mas como as obras já estão começadas, a estação terminal deveria ser no terminal rodoviário do Sacoman, e não em Vila Prudente, que basicamente será uma estação de transbordo. (Nota: Recentemente para remediar a estação terminal será no estação Ipiranga da CPTM).
Surgiu no metrô de São Paulo, uma engenharia de vanguarda, e seus discípulos fizeram estágio na Harvard com aulas com o dr. Smith, imagine só, a moda agora é projetar linhas de metrô, utilizando roda trilhos convencional, em bitolas diferentes, em uma atitude insensata, bloqueando as possibilidades de bifurcação e interpenetração em “Y” como a existente no metrô Rio após a estação presidente Vargas, no qual os usuários tem a opção de apanhar a composição que se dirige ao Estácio, ou Cidade Nova entre outras inúmeras facilidades, isto foi possível porque o metrô do Rio uniformizou a bitola de todas suas linhas em 1,6 m, algo que não aconteceu em São Paulo.