Curso – Arquitetura de São Paulo: histórias e reflexões

Escola São Paulo

com Marcos Costa

http://www.escolasaopaulo.org/atividades/reflexoes-paulistanas-uma-historia-da-arquitetura-de-sao-paulo/reflexoes-paulistanas-uma-historia-da-arquitetura-de-sao-paulo

ARQUITETURA DE SÃO PAULO: HISTÓRIAS E REFLEXÕES - VERÃO 2012

Conheça a cidade de São Paulo através de um passeio arquitetônico. O arquiteto e professor Marcos Costa fará um histórico da evolução urbana e arquitetônica da cidade de São Paulo a partir dos seus aspectos sócio-econômicos e para finalizar irá com os alunos fazer uma visita guiada ao centro de São Paulo, mostrando as principais construções.

5 aulas | 12 horas

Plano de Aulas:

Aula 01 –  São Paulo: de Lutero à Estação da Luz
A cidade de São Paulo foi fundada no contexto da contra-reforma, e foi ao longo dos seus primeiros séculos um local isolado e rústico. Isto durou até a transposição da Serra do Mar se transformar em uma viagem mais segura e rápida no final do século XVIII. Com o sucesso da cultura cafeeira e a consequente chegada do trem, a cidade está pronta para sua metamorfose em megalópole.

Aula 02 – A metamorfose paulistana
Com a chegada do trem a cidade se transforma radicalmente. Este processo foi ricamente fotografado, o que permite verificar a profundidade das modificações. Nos anos 30 São Paulo torna-se uma das mais belas cidades do mundo, sempre se espelhando nas cidades europeias, em especial Paris. Com a Segunda Guerra Mundial é a vez da indústria ser o motor econômico da metrópole. Novas mudanças à vista.

Aula 03 – Uma cidade, milhões de carros
A industrialização provoca a aceleração do crescimento da cidade e a perda da qualidade urbana da cidade construída com o capital cafeeiro. Todos os esforços são canalizados para atender as demandas de um novo protagonista: o carro. Vários espaços públicos são destruídos para dar passagem ao “futuro”.

Aula 04 – O século XXI: a busca de uma nova cidade
O esgotamento do modelo urbano paulistano torna-se evidente. Torna-se premente a construção de novos espaços públicos, capazes de melhorar a qualidade de vida dentro da capital. No entanto, as ações são caracterizadas pela mesmice, e o carro ainda é a principal premissa no desenho da cidade.

Aula 05 – Passeio pelo centro de São Paulo
Extensão 4,5km – Duração 4 horas

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em História da Arquitetura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Curso – Arquitetura de São Paulo: histórias e reflexões

  1. Isadora disse:

    Quando seriam as aulas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s