E lá se vão os trilhos de Araraquara

São Paulo “Trem” jeito

Araraquara (SP)

O adiamento da entrega donovo contorno ferroviário de Araraquara emperra também a construção do prédioda Câmara Municipal. A obra – que aumentaria a estrutura do Legislativo dacidade – será feita na região do Parque dos Trilhos, às margens da ViaExpressa, mas depende da retirada dos trens e locomotivas, que só devem sair dolocal no segundo semestre de 2012. Assim, não há data para o início daconstrução.

O atraso acontece graças a um impasse entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a América Latina Logística (ALL),que não confirmam quem vai arcar com oscustos das oficinas de recuperação de vagões. O prazo inicial para aentrega do contorno ferroviário, que garantiriaa retirada dos trilhos, era abril de 2010.

Outro problema a ser resolvido é a temporada de chuvas em Araraquara. Com fortes temporais nos primeiros dez dias de janeiro,a região do Parque dos Trilhos virou um lamaçal e gerou problemas estruturais,que só podem ser resolvidos com a melhoria do clima.

Além de esperar pela retirada dos materiais, a Câmara aguarda também a propostade doação do Parque dos Trilhos à prefeitura. O projeto tramita no Ministériodas Cidades e a expectativa é que o decreto seja publicado até fevereiro. Oprefeito Marcelo Barbieri (PDMB) já teria dado o aval para a construção.

Instalação

Orçado inicialmente em R$ 7 milhões, o novo prédio da Câmara terá 5 mil metrosquadrados, com 21 gabinetes, um anfiteatro para 200 lugares, sala de reuniões eum plenário para 150 visitantes – a capacidade atual é de 30 pessoas porsessão.

“Precisamos de um prédio com infraestrutura para que a população possa ir àCâmara e participar do processo legislativo. Atualmente não dá para receberalunos do ensino fundamental, por exemplo, de forma confortável”, afirmou o presidenteda casa, Aluísio Braz (PMDB), o Boi, ao jornal Tribuna Impressa.

Trilhos

A expectativa para a retirada dostrilhos e locomotivas da região central é baseada em dois aspectos. Oprimeiro é a unificação entre os bairros de Araraquara. A Vila Xavier, porexemplo, sofre com poucos acessos e seria diretamente beneficiada com areforma. A instalação do prédio da Câmara também colaboraria para estaintegração.

O outro motivo é evitar os acidentes que aconteceram em 2011. No dia 27 deoutubro, o pedreiro Jorge Graciano, de 53 anos, foi atropelado por vagões daALL e teve as duas pernas amputadas. Segundo Graciano, a culpa seria domaquinista, que não acionou o apito para avisar que faria a manobra com o trem.

Os moradores da região também reclamam do excesso de barulhos que os trensfazem. O gerente comercial José Celso Arruda Pezza fez um abaixo-assinado comoutras pessoas da Vila Ferroviária para agilizara saída dos trilhos do bairro. Informada do caso, a Cetesb (Companhia deTecnologia de Saneamento Ambiental) informou que pretende fiscalizar – comajuda do Ministério Público (MP) – a movimentação da ALL. (Com informações daTribuna Impressa).

EP Araraquara – 15/01/2012

Comentário do sindicato:

Uma coisa é construir o contorno,uma vez que os trens da ALL servem apenas aos interesses da própria ALL e dos exportadoresde commodities. Outra coisa é retirar os trilhos, que poderiam estar a serviçodo transporte de pessoas da própria cidade de Araraquara. É muito cinismo denominarde Parque dos Trilhos a um lugar onde os trilhos serão removidos. E lembrar quea Estrada de Ferro Araraquarense teve o nome associado à cidade de Araraquara…

http://saopaulotremjeito.blogspot.com/2012/01/e-la-se-vao-os-trilhos-de-araraquara-sp.html

 

 

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Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
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