Avenida Paulista perde tradicional letreiro do Conjunto Nacional

Agência Estadocom R7

A retirada ocorreu por causa da Lei Cidade Limpa, que padronizou as propagandas

conjunto-nacional-g-arquivoaeNilton Fukuda/30.ago.2007/AE

O logotipo do banco Itaú já foi removido do topo do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo. A retirada do letreiro ocorreu por causa da Lei Cidade Limpa – a Prefeitura entende que a exibição da marca fere a legislação que veta propagandas.

Leia mais notícias no R7

Com a saída da marca, também deve parar de funcionar os famosos relógio e o termômetro no topo do prédio, visíveis a quilômetros de distância à noite. O banco mantinha o equipamento em funcionamento. Procurado, o Itaú não se manifestou.

O relógio fazia parte da paisagem da Paulista desde 1962, quando a montadora Willys Overland do Brasil criou o letreiro. Em 1967, a Ford do Brasil comprou a Willys Overland e trocou o luminoso verde por um painel com o nome Ford, que marcava as horas. A marca do Itaú apareceu em 1976.

Balanço

Balanço da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras aponta que cerca de 400 mil peças publicitárias irregulares foram retiradas da cidade até o mês de novembro de 2011, 124% a mais que o total recolhido em 2010 – 178.808 itens.

No início de 2011, a prefeitura criou um grupo especial para reforço à fiscalização da lei. Coordenado pelo ex-subprefeito José Rubens Domingos, o grupo possibilitou a realização de ações conjuntas de fiscalização, com dezenas de subprefeituras atuando ao mesmo tempo.

O número de multas a estabelecimentos com irregularidades também cresceu. Foram 4.368 multas até novembro, representando R$70 milhões. Entre 2005 e 2010, houve 3.863 multas na cidade. Somente em 2010 foram 487 autuações – o equivalente a R$ 16 milhões.

Para 2012, a prefeitura diz que vai manter o esquema de fiscalização pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

 

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Bairro da Consolação e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s