China: população urbana irá superar a rural pela primeira vez

Opera Mundi

Calcula-se que cerca de 240 milhões de pessoas deixaram o campo e emigraram para cidades

Pela primeira vez em sua história milenar, a população urbana da China irá superar a rural, e isso acontecerá já no final deste ano. É o que aponta um estudo da Academia Chinesa de Ciências Sociais divulgado nesta terça-feira (20/12) pela imprensa oficial do país asiático.

A mudança “é um significativo ponto de ruptura para a China, alterando uma estrutura de domínio da população camponesa que durou milênios”, destaca o documento, cujos dados foram apresentados pelo oficial “China Daily”.

Isso não só significará uma mudança estatística, assinalam os especialistas da principal academia estatal, mas “representará profundas mudanças nos estilos de vida, de emprego, consumo e inclusive nos valores”.

Calcula-se que cerca de 240 milhões de pessoas deixaram o campo e emigraram para cidades no país asiático, apesar dos centros urbanos terem um sistema de registro que muitas vezes discrimina estes imigrantes rurais, com menores oportunidades de acesso, por exemplo, a saúde e educação.

O Plano Quinquenal relativo ao período entre 2011 e 2015, aprovado em março deste ano e que planeja a política econômica do país asiático durante esses cinco anos, já previa que a população urbana superaria a rural pela primeira vez em sua história, mas não esperava que já acontecesse em seu primeiro ano de aplicação.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Contemporaneidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s