Apple é proibida de usar marca iPad na China, diz Xinhua

Valor

Moacir Drska

SÃO PAULONos últimos meses, a Apple tem reforçado suas apostas no mercado chinês. Um novo fato, no entanto, pode trazer alguns percalços nessa estratégia da empresa. O tribunal de Shenzhen – cidade no sul do país asiático – rejeitou uma ação judicial da Apple que acusava a companhia local Proview Technology de usar ilegalmente a marca iPad, segundo informações da Xinhua, agência oficial do governo chinês. O tribunal decidiu que a Apple terá de negociar com a empresa para usar a marca iPad no mercado local.

A Proview Technology é uma subsidiária da Proview International Holdings Limited, sediada em Hong Kong e com outra filial na cidade de Taipei, em Taiwan. A Proview Taipei registrou a marca iPad em alguns países e regiões no ano de 2000, enquanto a Proview Shenzhen tem o direito de uso da marca em todo o território chinês.

De acordo com a agência de notícias chinesa, a Apple comprou o direito de uso da Proview Taipei em 2009, em um acordo de US$ 54,6 milhões. No entanto, a Proview Shenzhen ainda detém o direito sobre a marca na China.

A Proview Shenzen – que fabrica monitores de tela plana – tem uma série de dívidas com bancos e está à beira da falência. Após a decisão do tribunal, Li Su, presidente da consultoria que está liderando o processo de reestruturação da empresa afirmou que a companhia irá pedir uma compensação de US$ 1,6 bilhão à Apple pelo violação dos direitos de uso da marca.

(Moacir Drska/Valor)

http://www.valor.com.br/empresas/1127446/apple-e-proibida-de-usar-marca-ipad-na-china-diz-xinhua

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Ciência & Tecnologia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s