Crescimento demográfico do Golfo Pérsico pode afetar ecossistema marinho

CicloVivo

Pesquisadores da Universidade das Nações Unidas (UNU) alertam para os impactos do aumento populacional nas regiões costeiras de países do Golfo Pérsico. Para os especialistas é necessário controlar a expansão para evitar mais danos aos ecossistemas marinhos.

O estudo, divulgado na última quarta-feira (16) mostra que o problema afeta oito países, entre eles: Bahrein, Kuwait, Irã, Omã, Qatar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes. Em todas estas localidades o crescimento demográfico é superior às médias globais e somado a isso, existe o fato de que a maior parte da população habita regiões próximas à costa.

Os pesquisadores apontam que o desenvolvimento costeiro destes países foi tão rápido que as legislações não conseguiram acompanhar o crescimento. Assim, o controle e elaboração de medidas que minimizassem os impactos ambientais não pôde ser concluído.

Segundo o estudo, o resultado deste cenário pode ser “graves perdas e uma deterioração importante dos habitats naturais, como as zonas úmidas costeiras e os corais marinhos”, conforme informado pelo Instituto para Água, Meio Ambiente e Saúde da UNU.

Outro ponto abordado são os impactos que isso pode ter na saúde ao contaminar mariscos e peixes usados tradicionalmente para a pesca comercial. No entanto, os cientistas alegam ainda não ter dados suficientes para estimar o impacto desta contaminação nos animais. Com informações da France Presse

http://ciclovivo.com.br/noticia.php/3768/crescimento_demografico_do_golfo_persico_pode_afetar_ecossistema_marinho/

 

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Espaço Sustentável e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s