Especialistas da ONU vão ajudar na descontaminação de Fukushima

PHYSorg

Tradução: Marcos O. Costa

A agência atômica da ONU, a AIEA, disse que enviará, em 07 de outubro, 12 peritos internacionais ao Japão  para ajudar o país nos esforços de limpeza, após o acidente nuclear de Fukushima em março.

Os experts “visitarão vários locais em Fukushima e realizarão reuniões em Tóquio com autoridades japonesas para prestar assistência aos seus planos para minimizar os efeitos da radiação e ao mesmo tempo rever algumas destas estratégias”, disse a AIEA em um comunicado.

A missão, solicitada pelo governo japonês, será liderada por Juan Carlos Lentijo, chefe de protecção contra radiação da autoridade nuclear espanhola.

Os especialistas também discutirão os esforços de descontaminação com as autoridades locais e avaliarão as lições aprendidas com essas medidas.

Um relatório preliminar e uma conferência de imprensa são planejados ao final da missão.

No final de setembro, o chefe da AIEA Yukiya Amano,  já havia anunciado uma missão para prestar assistência aos japoneses na descontaminação da usina de Fukushima, que foi seriamente danificada após um terremoto e tsunami em 11 de março, o que provocou o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl.

Seis meses depois, equipes de emergência ainda estão lutando para impedir que a radiação vaze da usina e dezenas de milhares de pessoas continuam evacuadas de suas casas, fazendas e empresas em um raio de 20 km em torno da usina.

(c) 2011 AFP

http://www.physorg.com/news/2011-10-nuclear-experts-fukushima-decontamination.html

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Espaço Sustentável e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s