7 bilhões de pessoas bem juntinhas

((o))eco Cidades

Eduardo Pegurier
11.08.2011

É cenário de pesadelo, mas se a humanidade toda vivesse na densidade em que vivem os parisienses, caberia facilmente no estado da Bahia. Mas vamos começar pelas comparações feitas pelo site Per Square Mile com estados americanos.

Se os cerca de 7 bilhões de habitantes do planetinha Terra vivessem na mesma densidade em que vivem os moradores de Paris, ou 20.807 pessoas por km2 (quilômetro quadrado), a humanidade caberia numa área equivalente a soma dos estados americanos de Louisiana, Mississipi e Arkansas. Isso equivale a 397, 4 mil km2. Em termos de Brasil, pediria uma área equivalente a um terço do estado do Pará ou 20% maior do que Goiás.

Nova York tem cerca da metade da densidade de Paris — 10.630 habitantes por km2. Por isso, nessa densidade mais baixa é preciso mais espaço para caber todo o mundo. Mesmo assim, o Texas daria conta com seus 695,6 mil km2. No Brasil, seria o caso de separar uma área de menos da metade do Pará ou, de forma equivalente, algo como Goiás somado a Minas Gerais.

Londres, por sua vez, tem metade da densidade de Nova York. Assim, do jeito que os londrinos gostam de morar, para toda a humanidade seria necessário um naco igual ao Texas, Louisiana, Arkansas, Oklahoma e Novo México. No Brasil, apertando um pouquinho, bastava o Pará. Para não ser pão-duro com os londrinos, que certamente não querem imitar os parisienses, seria preciso uma área igual ao Pará somado ao Rio Grande do Sul.

Os números aproximados estão nas duas tabelas abaixo. Veja que se o exercício fosse feito com a densidade em que moram os cariocas o resultado seria semelhante ao de Londres. Os paulistanos moram mais apertados. Sua densidade fica entre a do Rio ou Londres e a de Nova York. Na densidade de São Paulo, cabia todo mundo no Pará. Facinho.

Felizmente, essa é só uma brincadeira para fazer pensar com gráficos.

Visite  Per Square Mile

http://www.oecocidades.com/2011/08/11/7-bilhoes-bem-juntinhos/

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Urbanismo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s