O incerto cenário americano

Luis Nassif Online

Do Valor

Desfecho sobre dívida dos EUA é mais incerto do que nunca

Associated Press

WASHINGTON – Desmoralizados, os republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos tentam pelo terceiro dia consecutivo aprovar o projeto sobre o teto da dívida, que quase não tem chance de sobreviver no Senado, mesmo com a aproximação da data-limite para evitar um potencial catastrófico default do governo.

O porta-voz da Câmara americana, John Boehner, republicano de Ohio, sofreu um revés na quinta-feira, quando, pelo segundo dia sucessivo, ele teve de adiar a votação de sua proposta para ampliar a capacidade de financiamento do país e reduzir o gasto federal em quase US$ 1 trilhão.

Obviamente, não tivemos os votos”, comentou David Dreier, republicano da Califórnia, depois de Boehner e a liderança do partido passar horas tentando conseguir apoio de conservadores rebeldes.

Os republicanos vão tentar de novo nesta sexta-feira. Se continuarem a fracassar, o presidente americano Barack Obama e os democratas do Senado vão ter espaço para desenhar um projeto a seu contento e praticamente desafiar a Câmara a rejeitá-lo e colocar o país em um default.

Se, entretanto, os republicanos conseguirem que a versão de Boehner passe pela Câmara, um conjunto de opções rápidas e complexas vai determinar se e como a crise da dívida pode ser revertida. Como os eventos de quinta-feira provaram, nada é garantido.

O principal campo de disputa entre republicanos e democratas é como incentivar ou garantir grandes cortes de gastos no futuro sem reacender um debate acalorado sobre o teto da dívida como o de agora.

Os democratas controlam o Senado e a Casa Branca. Se os republicanos insistirem em projeto partidário aprovado pela Câmara como único veículo, então podem enfrentar o descontentamento público.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-incerto-cenario-americano

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Economia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s