Faleceu o Arquiteto Fabio Penteado

Vitruvius

Aos 81 anos, faleceu o Arquiteto Fabio de Moura Penteado, em São Paulo, no dia 26 de junho de 2011

Fabio Penteado, falecido neste domingo, fez parte de diversas diretorias do IAB São Paulo, 2º Tesoureiro na Gestão 59/61, Vice-Presidente na Gestão 62/63, Conselheiro Superior na Gestão 66/67 e Presidente na Gestão 94/95. No IAB Direção Nacional Fabio Penteado foi Presidente na Gestão 66/68.

Seu corpo será velado a partir das 10h e cremado às 16h no Crematório Horto da Paz, Rua Horto da Paz, 191 – Potuverá – Itapecerica da Serra.

Carreira

Importante protagonista da arquitetura paulista, Fabio Penteado é autor de obra expressiva, com destaque para o Centro de Convivência Cultural (com Alfredo Paesani, Teru Temaki e Aldo Calvo, Campinas, 1966/67), Sociedade Harmonia de Tênis (com Teru Temaki e Alfredo Paesani, São Paulo, 1964), Clube Alto dos Pinheiros (com Teru Temaki, São Paulo, 1970) e o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado (com Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, Guarulhos, 1967).

“A obra de Fábio Penteado se caracteriza pela diversidade e singularidade, construídas em perfeita harmonia com os ideais que possibilitaram o surgimento e nortearam o desenvolvimento da arquitetura paulista a partir do meio da década de 50. Essa atitude projetual única resulta em obras cuja formalização indica a aceitação e o requerimento de sugestões arquitetônicas variadas, ora muito próximas, ora mais distantes dos cânones com os quais se convencionou identificar a arquitetura da Escola Paulista.” Ivo Renato Giroto.

http://www.vitruvius.com.br/jornal/news/read/883

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em História da Arquitetura e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s