Bangladesh supera a marca de um milhão de casas com energia solar

PHYSorg

tradução Marcos O. Costa

Cerca de 60% de 150 milhões de Bangladesh pessoas não têm acesso à rede eléctrica

O número de domicílios de Bangladesh usando painéis solares cruzou a marca de um milhão de unidades – a mais rápida expansão do uso de energia solar do mundo, disseram autoridades nesta quarta-feira.

Em 2002, apenas 7.000 famílias estavam usando painéis solares, mas agora mais de um milhão de famílias – ou cerca de cinco milhões de pessoas – a utilizam, disse Nazmul Haq da Companhia de Desenvolvimento de infra-estrutura (IDCOL).

“É a mais rápida expansão da energia solar em qualquer lugar do mundo”, disse Haq, que lidera o IDCOL estatal, que fornece financiamento para projetos de energia limpa.

“Atravessamos o milhão antes do previsto e temos que definir uma nova meta para cruzar 2,5 milhões até 2014”, disse ele.

Famílias que vivem em áreas rurais de Bangladesh muitas vezes não tem rede elétrica e assim passaram a adotar a energia solar, ajudadas por ONGs que fornecem painéis que podem ser pagos em pequenas parcelas mensais.

Cerca de 60% dos 150 milhões de habitantes de Bangladesh não têm acesso à rede elétrica. Muitos contam com caras lâmpadas de querosene para a iluminação.

Os anos de sub-investimento em infra-estrutura, fizeram com que as instalações estatais de energia gerem apenas cerca de 4.700 megawatts de eletricidade por dia contra uma demanda de 6.000 megawatts – o que gera a necessidade de um crescimento de 500 megawatts por ano.

Um relatório do Banco Mundial no mês passado disse que os painéis solares  “mudaram a cara das áreas rurais mais remotas de Bangladesh”, por fornecer eletricidade barata e confiável.

http://www.physorg.com/news/2011-06-million-bangladesh-homes-solar-power.html

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Espaço Sustentável e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s