São Paulo terá pistas reservadas a bicicletas um dia útil por mês

Agência Brasil

por Vinicius Konchinski

São Paulo – O prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, afirmou hoje (2) que os ciclistas terão faixas reservadas para circular, por algumas ruas da cidade, um dia útil por mês. Atualmente, 60 quilômetros de faixas de pistas de São Paulo são exclusivas para bicicletas somente nos finais de semana, das 7h às 16h.

Segundo o prefeito, a ampliação do programa Ciclofaixa de Lazer deve entrar em operação nas próximas semanas. A implantação das ciclovias em dias úteis faz parte do projeto da prefeitura de São Paulo de facilitar o transporte por meio de bicicletas na maior cidade do país. “Isso vai servir para que a gente possa ir estudando a implantação das ciclovias”, disse.

O anúncio de Kassab foi feito durante o segundo dia de plenárias do encontro do Grupo C40 de Grandes Cidades, sediado em São Paulo. No evento, representantes das 40 maiores cidades do mundo discutem formas de as metrópoles contribuírem com a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa e, assim, combater o aquecimento global.

O incentivo ao transporte por meio da bicicleta foi um dos temas debatidos em sessões desta quinta-feira. Paris, Amsterdã, Buenos Aires e Changwon, na Coreia do Sul, apresentaram suas políticas de incentivo ao uso das bicicletas como meio de transporte sustentável. Em todas essas cidades, existem ciclovias permanentes, que funcionam todos os dias da semana.

A implantação de ciclovias permanentes em São Paulo está nos planos da prefeitura. Kassab, entretanto, disse que a capital paulista tem características peculiares e precisa se adaptar às bicicletas. “Evidentemente que São Paulo tem suas peculiaridades e seria uma irresponsabilidade implantar uma ciclovia [permanente] de uma hora para outra, em uma cidade que tem 7 milhões de veículos”, afirmou.

Edição: Lana Cristina

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-02/sao-paulo-tera-pistas-reservadas-bicicletas-um-dia-util-por-mes

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Formação da Cidade Contemporânea e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s