São Paulo lança plano para diminuir efeitos das mudanças climáticas

Ambiente Brasil

O prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, lançou nesta quarta-feira (1º) um plano para que a maior cidade do país possa reduzir os efeitos do aquecimento global. As metas do plano estão no livro Diretrizes para o Plano de Ação da Cidade de São Paulo para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, apresentado no encontro do Grupo C40 de Grande Cidades.

Na publicação, estão descritas práticas de transporte, energia, construção e uso do solo, que serão incentivadas pela prefeitura. Segundo Kassab, o livro será o ponto de partida para o plano de desenvolvimento da capital paulista dos próximos 20 anos. “Esse estudo organiza nossas ações e projeta a cidade para o futuro, definindo prioridades para serem implantadas nos próximos 20 anos”, afirmou Kassab, no encontro que reúne os 17 prefeitos das maiores metrópoles do mundo e representantes de outras grandes cidades até o próximo dia 3.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, afirmou que o plano é consequência da Lei de Combate às Mudanças Climáticas, em vigor na cidade de São Paulo desde 2009. As bases para a elaboração do plano vieram do trabalho do comitê de planejamento da cidade referente às questões do aquecimento global, criado pela lei municipal de mudanças climáticas.

Eduardo Jorge disse que ações já em curso constam do livro, assim como projetos que devem ser postos em prática. Segundo ele, muito do que está incluído ali foi idealizado em encontros anteriores do Grupo C40. “Isso é resultado também do esforço internacional de São Paulo”, afirmou o secretário. “Participamos do C40 desde 2005 e, desde então, estamos aprendendo.”

Nesta quarta-feira, Kassab e a vice-prefeita de Paris, Anne Hidalgo, assinaram um termo de cooperação que prevê o intercâmbio de informações e experiências voltadas à área da sustentabilidade. “São Paulo e Paris vão trocar informações para que nossos projetos sejam potencializados”, disse o prefeito paulistano. (Fonte: Vinicius Konchinski/ Agência Brasil)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/06/02/70690-sao-paulo-lanca-plano-para-diminuir-efeitos-das-mudancas-climaticas.html

 

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Formação da Cidade Contemporânea e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s