Greenpeace aponta Apple como a empresa de tecnologia que mais polui

Ciclovivo

Estimativas indicam que o novo centro de US$ 1 bilhão da Apple na Carolina do Norte consumirá o equivalente a 80 mil lares americanos. l Imagem: Divulgação

A Apple é a empresa do ramo da tecnologia mais poluente, segundo relatório do Greenpeace. A emissão de carbono pela companhia é elevada, cerca de 54,5% da energia é proveniente da queima de carvão. Estão atrás o Facebook, com 53,2%, e IBM, com 51,6%. Yahoo, Google e Amazon se destacam pelo uso de energias limpas.

Segundo o Greenpeace, há falta de transparência das empresas com seus dados de consumo. Mesmo que o relatório indique o Google e Amazon como empresas que utilizam fontes mais limpas, ele destaca a falta de dados públicos sobre o tema. O aumento da adoção da computação em nuvem fará com que as empresas aumentem a capacidade dos seus centros de dados para armazenar mais informação e isso eleva o consumo energético. Prevê-se uma correspondência de 3% da energia americana.

Estimativas indicam que o novo centro de US$ 1 bilhão da Apple na Carolina do Norte consumirá o equivalente a 80 mil lares americanos. O Greenpeace demonstra preocupação com a região da Carolina do Norte, onde há grandes centros de dados do Google, como a Apple e Facebook. No local, incentivos fiscais e energia barata prometidos pelo governo local são o chamariz. Além disso, 61% da produção energética na região é obtida com o carvão e somente 4% é renovável.

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2462

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Espaço Sustentável e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s