Nova tecnologia pode transformar as janelas em baterias solares

Inhabitat

Laura K. Cowan

Tradução: Marcos O. Costa

Pesquisadores da Universidade de Michigan fizeram uma descoberta sobre o comportamento da luz que poderia mudar a tecnologia solar para sempre. Stephen Rand, professor dos departamentos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, Física e Física Aplicada e William Fisher, um estudante de doutorado em física aplicada, descobriram que a luz , ao viajar com a intensidade adequada através de um material como o vidro, que não conduz eletricidade, pode criar campos magnéticos que são 100 milhões de vezes mais forte do que se imaginava. Nessas condições, o campo magnético resultante é de intensidade suficiente para se obter um forte efeito elétrico. O resultado é uma “bateria óptica, que poderia levar a “um novo tipo de célula solar sem semicondutores e sem absorção”, de acordo com Rand.

Rand revelou a pesquisa em um artigo publicado no Journal of Applied Physics. Em vez de exigir processamento de semicondutores, a nova técnica só exige “lentes para focar a luz e uma fibra para guiá-la”, segundo Fisher. “O vidro funciona para ambos. Cerâmicas transparentes poderiam ser ainda melhores “. Rand e Fisher prevêem que podem alcançar uma eficiência compatível com as células solares comercializadas hoje em dia. A vantagem é que esta nova tecnologia é muito mais barata, e simples. A sua instalação, por exemplo, poderia ser feita diretamente nas janelas das edificações.

Anúncios

Sobre Marcos O. Costa

Arquiteto Urbanista formado pela FAU Mackenzie com mestrado em estruturas ambientais urbanas pela FAUUSP. Associado à Borelli & Merigo, onde desenvolve projetos nas áreas de edificações e urbanismo. É professor da FAAP e da Escola São Paulo. A publicidade exposta neste Blog é de responsabilidade da Wordpress
Esse post foi publicado em Espaço Sustentável e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s